Blogia
«r u í d o s»

Estudos sobre rádio em Portugal

A minha decisão de fazer a tese sobre jornalismo radiofónico resulta de um acidente e de uma convicção: o acidente é trabalhar (há 15 anos...) em rádio; a convicção é mais um lamento: não há estudos em Portugal sobre rádio! O livro que foi publicado em 2003 (e a que fiz referência no texto de apresentação) foi o primeiro a ser lançado em Portugal (escrito por um português...) sobre rádio!
Isto coloca uma série de questões, que vão desde uma possível explicação para este abandono até à forma como é ensinado o jornalismo radiofónico em Portugal; finalmente, conclui-se desde já, a aprendizagem nas redacções é puramente empírica. E nos cursos superiores?
A professora Aurora Gonzaléz disse nas suas aulas de metodologia científica que o título da tese seria a última coisa a ficar pronta. Nem me preocupo com isso. Porque, primeiro, tenho de resolver a angústia da escolha do tema. Não será certamente sobre "estudos de rádio em Portugal", mas terá de basear-se nos pressupostos que enunciei no parágrafo anterior.
E deixo desde já uma pergunta, que - pelo menos por agora - orienta as pesquisas que vou fazendo: os jornalistas de rádio sabem o que fazem quando fazem rádio em Portugal?(estou certo que este tema será dos mais recorrentes neste espaço)

PS - orientador precisa-se!

2 comentarios

jpmeneses -

Viva Professor.
Precisamente, o título é o menos importante - embora ele indicie/suporte o trabalho que está a ser feito. O que me "preocupa" nesta altura é mesmo a centragem no tema.
até sexta.

dan3 -

yo no me preocuparía por el título exacto del tema.
los subtítulo van saliendo cuando crece el material...
y la coherencia, no está garantizada, pero como sólo uno firma el blog... es posible (aunque no en todos los casos)
luego habrá que darle el fundamento y valor científico a nuestras opiniones ¿más o menos así?